Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Produtora de 84 anos impressiona vizinhos ao cuidar de fazenda sozinha

Mesmo já produzindo frutas, grãos e outros, dona Julieta resolveu empreender e agora trabalha na criação e comercialização de peixes

Dona Julieta e a técnica Janaína ao lado do tanque de criação de peixes
Foto: Emater-MG

Aos 84 anos de idade, a produtora Julieta Moreira impressiona cuidando do sítio Santa Edwiges, na região Central de Minas Gerais. Dentro dos 4 hectares da propriedade, Julieta produz frutas, mandiocas, amendoim, hortaliças, milho, feijão, além de pequenas criações de galinhas e porcos. E mesmo com todas essas responsabilidades, dona Julieta arranjou uma nova paixão: a criação de peixes.

A Emater-MG em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), desenvolveu um projeto para construir um tanque no sítio. Escavaram um tanque de 15 x 4 metros, com 1,2 metro de profundidade e que pode ser abastecido com água da chuva do lado da casa da produtora.

Com o tanque pronto, Julieta escolheu a tilápia para criar, já que é fácil de cuidar e não dão muitas despesas. Na primeira produção retirada esse ano, ela comprou 300 alevinos. “Deu muito certo. Foi uma fartura. E resolvi colocar mais peixe agora”, comemora.

Foto: Emater-MG

Dona Julieta conta também que a primeira produção de peixes foi doada para parentes e conhecidos, mas que se houver excedente, pensa em arriscar na comercialização. “A família é grande e tenho muitos amigos, mas, se sobrar, a gente vende também”, afirma.

“Tudo o que ela põe a mão para fazer dá certo. Ela é muito esforçada, voltada para a agricultura e a pecuária. E sempre procura ouvir as recomendações que passamos para ela”, conta a técnica da Emater-MG de Cachoeira da Prata, Janaina Marçal Caxeado Pardinho.

Sair da versão mobile