Produtora de São Paulo vence Concurso de Qualidade Cafés

Lote de Ana Cecília, de São Sebastião da Grama, foi eleito como o melhor café especial do BrasilO lote de 22 sacas de 60 quilos de café da produtora Ana Cecília, da Fazenda Rainha, localizada em São Sebastião da Grama, São Paulo, foi eleito o melhor café especial do Brasil. A amostra recebeu a pontuação 91,41 concedida pelo júri internacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence 2011, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês).

A divulgação dos nomes dos 25 vencedores do concurso foi feita na última sexta, dia 18, durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2011), em Jacarezinho, no interior do Paraná. Fizeram parte do júri importadores, torrefadores, baristas e donos de coffee-shops de todo o mundo.

No dia 18 de janeiro de 2012, os 25 lotes vencedores do 12º Concurso serão negociados, por intermédio da internet, no disputado leilão do Cup of Excellence. A expectativa em relação à obtenção de elevados preços é grande, uma vez que a qualidade apresentada pelos cafés foi excepcional.

Por meio de um comunicado, o coordenador técnico do certame e diretor-presidente da Agricoffee, Silvio Leite, informou que os cafeicultores brasileiros melhoram, a cada ano, a qualidade da produção. Essa constante evolução da qualidade dos cafés brasileiros também foi evidenciada pelo juiz principal da fase internacional do concurso, Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé).

Segundo Ambrocio, foram encontrados cafés excepcionais, mas com diversidade de perfis.

? A decisão dos jurados foi muito difícil, exatamente porque tivemos muitas peculiaridades, diferentes sabores, o que tornou bastante complicado eleger o melhor café, o café campeão ? destacou.