Produtores de algodão lançam campanha para estimular o consumo

Instituto Brasileiro do produto, apresentado formalmente à imprensa nesta terça, deve financiar a campanhaAproveitando o bom momento do mercado, produtores de algodão querem estimular o consumo da fibra. O Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), apresentado formalmente à imprensa nesta terça, dia 9, deve financiar a campanha.

Em menos de um mês, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, deve deixar o comando da entidade para se dedicar ao IBA. O instituto tem US$ 83 milhões em caixa – pagos pelos Estados Unidos para compensar os produtores brasileiros pelos subsídios oferecidos aos agricultores de lá. Os recursos serão aplicados em projetos que vão desde o controle de pragas até o incentivo ao consumo de algodão ? que caiu 5% nos últimos cinco anos. Para isso, a fibra ganhou uma marca, que, no futuro, deve aparecer nas etiquetas das roupas.

? A gente vai começar a desenvolver campanhas em outdoor, campanha em revista, campanha até na televisão pra levar as pessoas a observar e desejarem consumir algodão ? disse Cunha.

A iniciativa é lançada numa fase histórica dos preços e com previsão de aumento de produção. Quase 50% da próxima safra foram comercializados quando a cotação estava em US$ 0,75. Pouco tempo depois, a libra peso chegou a US$ 1, e outras 250 mil toneladas foram vendidas com um preço ainda mais atrativo.

Apesar do bom momento, a valorização do algodão também preocupa. O temor é de que, assim como subiu de forma muito rápida, a cotação caia bruscamente, colocando em risco o cumprimento de contratos.

? É preocupante pela escalada com que isso está ocorrendo. No último mês, foi 32% de valorização na cotação de julho de 2011. Aí quando isso acontece sempre há um perigo, como aconteceu esse ano por exemplo que o produtor entregou o algodão pela metade do preço do que o mercado estava ? explica Haroldo Cunha.