Há cinco anos, os produtores de São Bento do Sapucaí, que fica na região da serra, voltaram a investir na fruta. Atualmente, colhem os resultados com a maçã eva. A variedade se adaptou bem as características da região e pode ocupar um nicho de mercado na entressafra da maçã gala, variedade mais produzida no Brasil.
? É algo novo, está chamando a atenção dos produtores por conta da oportunidade. Em pequenas áreas, o produto consegue um bom valor agregado e a possibilidade de fazer isso em conjunto com o turismo rural, que é muito forte aqui na região da Serra da Mantiqueira também ? afirma a agrônoma Silvana Bueno.
A produção de maçã eva ainda é pequena no Brasil. Representa pouco mais de 1% de um total de 1,274 milhão de toneladas de maçãs produzidas ao ano. Mas a tendência de crescimento da variedade já se manifesta em alguns municípios paulistas.
Rodrigo Veraldi é um dos produtores rurais que investiu na maçã eva. São cerca de 200 pés, e ele está satisfeito.
? Ela produziu surpreendentemente bem. Além de ter dado uma quantidade muito grande, ela tem uma qualidade de maçã espetacular. Me serviu muito bem, com quantidade de açúcar, acidez e pés pequenos e jovens. Nós conseguimos quase oito quilos em média por pé ? comemora Veraldi.
No último ano, o Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí distribuiu mais de cinco mil mudas de maçã eva. Para 2011, a expectativa é superar este volume. Outros produtores, assim como Rodrigo Veraldi, devem colher bons resultados.
? Ela dá muito pouco trabalho ao pequeno produtor e produz de forma espetacular. A eva é uma das maçãs que melhor se adaptou comigo até hoje ? completa Veraldi.
Como conseguir
Para conseguir a planta, é preciso encomendá-la na Coordenadoria de Assistência Técnica Rural (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Os produtores interessados em plantar a maçã eva devem encomendar pela Cati de São Bento do Sapucaí pelo telefone (12) 3971-1306.