Na última safra, dados da Emater e da Embrapa indicaram que os gaúchos ultrapassaram o Paraná na produção de trigo, informação que não foi confirmada pela Conab. E a expectativa é de diminuição do plantio entre os paranaenses, já que muitos produtores vão apostar no plantio do milho safrinha.
De acordo com o assistente técnico da Emater, Ataídes Jacobsen, ainda não é possível estimar tamanho de área, pois os produtores estão envolvidos com a colheita da soja. Ele salienta que muitos devem aproveitar o trigo para recuperar perdas causadas com a quebra da soja por causa da seca.
– Temos observado alguns casos e alguns comentários de que produtores não estão colhendo a soja ou a produção está muito pequena, e ainda tem sobras de fertilizantes e querem aproveitar estabelecendo alguma cultura que pode dar algum retorno – explica.
No ano passado, a colheita do trigo no Rio Grande do Sul chegou a 2,4 milhões de toneladas. O número foi 13% superior a 2010, que já havia sido recorde. A área total para o plantio do cereal foi de 880 mil hectares.