Neste ano, a Feira reservou um local, denominado Sítio Modelo, que ensina técnicas alternativas para o trabalho rural, que tentam proporcionar um rendimento sustentável no campo. Foi nesse espaço que o produtor Manoel Vieira conheceu um sistema de irrigação que pretende implantar em sua lavoura.
Segundo o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Edmar Scapolli, trata-se de um sistema simples e econômico muito utilizado pelos americanos.
? Nos EUA, já foi implantado em nove milhões de hectares. Basta um cano de PVC, uma linha de pesca e restos de garrafas pet. O custo não passa de 500 reais por hectare ? explica o professor.
Outra dica divulgada pelo Sítio Modelo pode aumentar em até 40% a produção de leite de um rebanho através de sua alimentação. O criador Ulisses Fazulo tem 120 cabeças de gado; 48 vacas em lactação estão sendo tratadas com bagaço de cevada, conforme as orientações do Sítio Modelo. As vacas, que davam 10 litros de leite por dia se alimentando com pastagem, agora, com a cevada, passam de 15 litros por dia, cada uma.