Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul definem linhas prioritárias de ação para o setor

Capacitação quanto à administração rural, aprimoramento da logística e uniformização tributária foram pontos-chave apontados pela plenáriaEncerrou nesta quinta, dia 6, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Seminário de Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Arroz. Organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, por meio da Câmara Setorial do Arroz, com a participação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o evento reuniu representantes de instituições de pesquisa, de ensino, de órgãos governamentais e não governamentais e de entidades de todos os setores da cadeia.

Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os principais problemas das áreas de produção, indústria e comercialização. Os resultados foram expostos e discutidos em plenária realizada no final do encontro, onde foram apontadas as linhas de ação que deverão nortear a atividade orizícola gaúcha nos próximos anos.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, avaliou o evento como extremamente positiva, visto que houve o comprometimento de todos os setores envolvidos e a priorização das ações que devem receber atenção máxima do governo e das instituições representativas do setor. Como pontos-chave apontados pela plenária, Pereira destaca a capacitação de produtores e técnicos quanto à administração rural, o aprimoramento da logística, principalmente a portuária para auxiliar na exportação do grão, e a uniformização tributária. As informações são do Irga.

Confira o levantamento de prioridades por setor:
 
Comercialização
 
> Políticas agrícolas de sustentação da cadeia;
> Desoneração fiscal da cadeia do arroz gaúcho;
> Campanha de aumento de consumo;
> Melhoria da infraestrutura portuária.
 
Indústria
 
> Desenvolvimento de logística portuária;
> Isonomia de impostos e taxas portuárias para o arroz;
> Política de Comercialização.
 
Produção
 
> Capacitação de produtores em gestão administrativa, financeira, comercial, ambiental, de pessoas e de riscos;
> Alternativas para exploração agropecuária nas áreas de várzea;
> Programa de incentivo ao armazenamento de grãos;
> Políticas governamentais para facilitar e organizar o acesso à terra e água.

Sair da versão mobile