Produtores de banana de SC investem em projeto de rastreabilidade

Cerca de mil bananicultores do litoral norte do estado se uniram e criaram o Caderno de Campo Digital, que permitirá o registro diário das atividades

Santa Catarina terá um projeto de rastreabilidade da produção de banana. Cerca de mil bananicultores do litoral norte do estado se uniram e criaram o Caderno de Campo Digital, que permitirá o registro diário das atividades de campo, por meio de um dispositivo eletrônico, como smartphone ou tablet. As informações são da Secretaria estadual da Agricultura e da Pesca.

A ideia é padronizar os registros de campo, reduzindo erros e garantindo informações mais detalhadas sobre a produção de bananas em Santa Catarina. A Rastreabilidade da Produção de Banana envolve nove associações de bananicultures e duas cooperativas da região de Jaraguá do Sul. 

O Caderno de Campo Digital permite que os produtores façam o controle das atividades realizadas no manejo do pomar, como o plantio de novas áreas, desbaste, desfolha, eliminação do coração e pencas, ensacamento, adubação, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e registrará as colheitas. Com esses dados, o produtor poderá rastrear a sua produção e os consumidores poderão conhecer a origem da fruta, identificando o processo desde a produção até a distribuição.

Com um produto rastreado, os bananicultores terão uma fruta diferenciada no mercado, com o aprimoramento do controle de qualidade e melhorando a comunicação com o cliente final. Ao todo, o projeto teve investimentos de R$ 500 mil, sendo R$ 400 mil apoiados pelo Programa SC Rural.