Produtores de batata, cebola, leite e outros 7 artigos recebem desconto em financiamentos em março

Bonificação garante abatimento em parcelas do Pronaf para atividades que tiveram preço de mercado abaixo do mínimo em fevereiro em algumas regiões

Fonte: Pixabay/divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou nesta quarta, dia 8, a lista de produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

As culturas beneficiadas são aquelas que, em fevereiro, tiveram preço de mercado abaixo do mínimo em algumas regiões do país: babaçu (amêndoa), batata, cacau (amêndoa), cará/inhame, cebola, leite, raiz de mandioca, tomate, trigo e triticale. 

O maior bônus foi concedido ao cará/inhame no Amazonas (56%), seguido da batata, em Santa Catarina (53%). O bônus para a batata também foi dado para o Distrito Federal (24%) e Minas Gerais (19%). Outros destaques foram o babaçu (amêndoa) no Pará (51%), Tocantins (41%), Ceará (15%), Maranhão (46%) e Piauí (33%) e a cebola, no Rio Grande do Sul (40%), Santa Catarina (20%) e no Paraná (2%). A lista completa dos produtos com direito a bônus em março foi publicada no Diário Oficial.

A bonificação, calculada mensalmente pela Conab, garante abatimento em parcelas de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no período de 10 de março a 9 de abril.