Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores do Brasil terão que ser criativos para comercializar soja, afirmam especialistas

Safra norte-americana pode ser a maior da história, dificultando comercialização do grão brasileiroCriatividade e monitoramento do mercado são algumas das ferramentas que os produtores brasileiros de soja vão ter que utilizar para comercializar a safra 2009/2010. Pelo menos é o que afirmam especialistas que participaram do quarto Simpósio da Cultura da Soja, que começou nessa terça, dia 1°, em Piracicaba (SP). Sobre a safra de soja norte-americana, os analistas confirmam que deve ser a maior da história.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a colheita da soja em 87 milhões de toneladas, mas analistas acreditam que este número possa ser ainda maior. Segundo Daniele Siqueira, da Agência Rural, a safra do grão no país deve ser uma das maiores da história.

Diante deste cenário, a analista afirma que os produtores brasileiros precisam monitorar o mercado e esperar o momento certo para vender a soja. Com a perspectiva de muita oferta do grão e tendência de preços baixos, a saída para os produtores brasileiros comercializarem a safra 2009/2010 é a criatividade. Pelo menos é o que afirma o professor do Departamento de Economia da Esalq/USP, Pedro Valentim Marques. Ele acredita que em função do não cumprimento de alguns contratos de troca por parte dos produtores de soja na safra anterior, as tradings devem selecionar mais e o financiamento da lavoura deve ficar concentrado.

Na operação de troca, a empresa fornece insumos e depois recebe o pagamento com a soja, no período da colheita, e o preço fixado de acordo com o mercado futuro. O professor afirma que esta modalidade fica mais difícil de ser feita e os produtores vão ter que buscar alternativas para comercializar o produto.

Sair da versão mobile