Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores brasileiros apostam na produção de arroz preto como alternativa de renda

Grão vem ganhando o mercado e pode ser opção para o rizicultor que tem dificuldade para produzir o arroz brancoO arroz faz parte do cardápio do brasileiro. O mais conhecido é o branco, tipo agulhinha. Produtores do Vale do Paraíba, em São Paulo, região referência na produção de tipos especiais, estão investindo no arroz preto, grão que está ganhando o mercado e o gosto do consumidor.

Para chegar ao arroz ideal, foram, em média, sete anos de pesquisa. O riziculotor José Francisco Ruzene, produtor de Pindamonhangaba, no interior paulista, investiu em arroz especial e explica que esse tipo de grão tem ciclo menor e é mais sensível.

Da plantação, o arroz de Ruzene vai direto para a fábrica. Depois de ser descascado e selecionado, o arroz preto é embalado a vácuo, o que conserva o grão por mais tempo e com mais qualidade. Na fábrica, são produzidas 300 toneladas do produto, mas ao todo, a empresa comercializa 10 tipos diferentes e cerca de 600 toneladas por ano. Através da embalagem, é possível ver que o produto é diferenciado.

Os tipos de arroz especiais mais conhecidos são basmati, cateto, jasmine, arborio, mini, além das versões integrais. Os restaurantes são os principais compradores, mas, aos poucos, o arroz integral vai ganhando o mercado externo. Ruzene conta que exportou arroz para a França e já tem participação confirmada em uma feira nos Estados Unidos para expor o produto.

Na panela, é fácil perceber porque o arroz é chamado de especial. O colorido nos pratos resulta em um efeito que instiga o paladar. Em Tremembé, no Vale do Paraíba, a Festa do Arroz tem a proposta de mostrar que arroz não é tudo igual e de que é possível fazer variadas receitas com o grão na cozinha.

A organizadora da feira, Marisa Amaral, destaca que o arroz especial é uma opção de renda para o produtor que tem dificuldades de produzir o arroz branco, além de ser ideal para criação de pratos diferentes e muito saborosos.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile