Produtores buscam formas de melhorar gestão da propriedade no Rio Grande do Sul

Preocupação é garantir maior rentabilidade ao negócioEm uma atividade econômica em que a margem de lucro é cada vez menor, não há mais espaço para ineficiência. Para garantir rentabilidade no campo, o agricultor precisa não apenas saber trabalhar na terra e usar as novas tecnologias, como também gerenciar sua propriedade.

Foi depois de aceitar que era preciso buscar uma gestão profissionalizada que a Cooperativa Agropecuária Vida Natural (Coopernatural), de Picada Café, no Rio Grande do Sul, conseguiu colocar seus produtos orgânicos no mercado.

? Éramos uma moça bonita, mas mal vestida. Tínhamos um produto de qualidade, mas embalagem e rotulagem amadoras para apresentar no mercado ? lembra Ricardo Edson Fritsch, um dos fundadores da cooperativa, em 2004.

Na época, os 28 associados, todos fruticultores, resolveram buscar auxílio para padronizar a produção. Com a ajuda do Sebrae e da Emater, montaram um planejamento para dois anos.

? No primeiro ano, já dobramos a venda de sucos, geleias, compotas e vinho ? recorda Fritsch.

Em vídeo, o técnico em Gestão de Agronegócio do Sebrae, Angelo Aguinaga, fala sobre a importância da gestão das propriedades rurais: