Produtores de cana-de-açúcar se aliam à tecnologia para obterem mais produtividade

Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), em Bebedouro, no interior de São Paulo, apresenta as tendências e os lançamentos tecnólogicos para o setorModernizar para aumentar os ganhos. Esse é o desafio de produtores de cana-de-açúcar no interior de São Paulo. Com investimentos em máquinas e novas técnicas de plantio, a produção vem alcançando ótimos resultados. Em Bebedouro, no interior de São Paulo, a Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), que acontece até o dia 8, apresenta as tendências e lançamentos tecnológicos para o setor.

Na propriedade do produtor Victor Campenelli, o canavial de oito mil hectares é trabalhado com o auxílio de máquinas. Todo o investimento em aparatos tecnológicos fez com que sua produção rendesse 25% a mais. Um dos sistemas adotados foi a AgMusa, técnica que aumenta a produtividade dos canaviais com mudas sadias alteradas geneticamente. Com o método, é possível cultivar de forma mais acelerada.

No campo de experimentação da Feacoop, é possível ver de perto a cana pré-brotada. A vantagem é que o trator realiza o plantio de forma milimétrica, aproveitando todo o espaço da terra. A irrigação é feita com tubo gotejador, que molha a cana onde ela mais precisa. Além disso, o produtor tem a chance de controlar o crescimento por meio do vanti, veículo aéreo não tripulado. O pequeno avião, feito de isopor e que carrega uma câmera, é capaz de fotografar toda a plantação e enviar os dados para um computador que identifica se há alguma praga na lavoura.

Na feira, há novidades como um trator que funciona sem a ajuda de um operador. A máquina utiliza o GPS, que guia o trator sozinho. Ele é capaz de fazer o alinhamento perfeito para o plantio, aproveitando todo o espaço possível. Além disso, o uso da tecnologia traz ganho na produtividade.

Com tanta tecnologia a favor do produtor, é dificil escolher a que melhor se adapta a propriedade. Para o gerente comercial da Coopercitrus, Fernando Degobbi, as tecnologias estão ao alcance de todos.

Clique aqui para ver o vídeo