Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores catarinenses investem em canola para aumentar renda

De acordo cooperativa, cultura é rentável e tem custo baixo, equivalente a 15 sacas de soja por hectareOs produtores da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) iniciaram o plantio de 1.500 hectares de canola, que segue até meados de maio no município catarinense de Campos Novos. A área demonstra o sucesso da adaptação da cultura na região. Em 2012, a área plantada da cooperativa era de apenas 150 hectares.

– O projeto-piloto implantado na Coocam em 2012 deu certo e a canola se adaptou tão bem em nossa região, que em 2013 plantamos 800 hectares e em 2014 vamos plantar 1.500 hectares entre os produtores da Cooperativa – diz o vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior.

Além de ser uma cultura rentável, implantada com custo baixo – equivalente a 15 sacas de soja por hectare, a canola ainda substituiu a aveia de cobertura, garantindo mais lucratividade e melhor cobertura de solo para o período.

– A cultura da canola é rentável, tem bom preço no mercado e apresenta-se ainda como excelente recicladora de nutrientes e descompactadora de solo, com isso, os produtores observaram que a cultura subsequente a ela também apresenta maior produtividade – explica o engenheiro agrônomo da Coocam, Cristiano Nascimento.

Além disso, a canola é uma alternativa para a propriedade gerar lucros em momento em que o maquinário e a mão de obra estão ociosos, com o final das atividades da safra de verão.

– Com a canola é possível otimizar o sistema na propriedade, os custos fixos são reduzidos e a rentabilidade da propriedade é aumentada – afirma Cristiano.

Com a produção destinada 100% a alimentação humana, para fabricação de óleo e margarina, a canola tem venda garantida na Coocam, que é a maior parceira da empresa industrializadora do produto em Santa Catarina.

Sair da versão mobile