Se por um lado o mau tempo prejudicou a programação do evento, a chuva frequente na região Noroeste do Rio Grande do Sul tem garantido altos rendimentos até agora.
? A qualidade está excelente. Essa safra promete ser a maior safra e a melhor safra dos últimos seis anos e os preços também estão relativamente bons ? disse o produtor Armindo Mugnol.
A abertura oficial da colheita foi realizada em Tupanciretã, município com maior área cultivada com o grão no Estado (140 mil ha). Na lavoura, as máquinas não puderam colher. Autoridades, lideranças do setor e agricultores acompanharam o ato simbólico que deu início à abertura oficial. O governador Tarso Genro que não conseguiu chegar até a propriedade, participou de um almoço. Segundo ele, a meta é retomar as obras das estradas no Rio Grande do Sul que ficaram pendentes ainda este ano, para garantir o escoamento da safra.
Conforme levantamento divulgado na última quinta, dia 24, 24% da área já foi colhida, e 38% das lavouras estão em ponto de colheita.