Produtores estudam o cultivo de morango e frutas nativas do Mercosul

Seminário nacional ocorrerá em Pelotas, no Rio Grande do SulProdutores, técnicos, extensionistas, consultores e estudantes universitários participarão de seminário nacional que tem o desafio de identificar as principais barreiras dos sistemas produtivos do morango, amora-preta, mirtilo e framboesa. O encontro será na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, no Rio Grande do Sul de 12 a 14 de agosto, e vai abordar as práticas de manejo fitossanitário, nutricional e fitotécnico capazes de aprimorar a eficiência dessas culturas.

As palestras tratarão de tecnologias utilizadas na cultura do morango em produção integrada, perspectivas de comercialização de pequenas frutas no mercado mundial, controle de pragas, aspectos econômicos na produção e outros temas. Serão promovidos debates sobre os fatores limitantes do desenvolvimento sustentável dessas frutíferas, reciclagem de conhecimentos técnicos e oportunidades de mercado.

A cultura do morango é a mais importante cadeia produtiva brasileira, com área de aproximadamente quatro mil hectares de cultivo, abrangendo desde o estado do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.

O seminário é uma realização da Embrapa Clima Temperado, em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por intermédio da coordenação-geral de Sistemas de Produção Integrada do Depros/SDC.