Produtores europeus de leite pedem apoio para recuperar preços

Queda chegou a 25% no último anoNa Europa, produtores de leite pedem apoio à Comissão Europeia para recuperar os preços do mercado. Os ministros da Agricultura do bloco se reuniram para tentar resolver a situação na Bélgica, onde houve protestos.

Em um ano, os produtores de leite europeus observaram uma queda de pelo menos 25% no valor do leite. De acordo com a própria Comissão Européia, o preço médio no bloco em junho do ano passado era de 33,4 euros por um volume de 100 quilos. Em junho deste ano, o valor estava em 24,3 euros.

Na Bélgica, que está entre as 10 maiores bacias leiteiras europeias, a situação motivou protestos contra a Comissão Europeia para a Agricultura. Os produtores querem medidas para a recuperação de preços e fortalecimento do setor, alegando que o valor está abaixo do custo de produção.

Os protestos foram feitos durante uma reunião de ministros da Agricultura da União Europeia, em Bruxelas, capital belga. Uma parte dos ministros acredita que é preciso uma nova regulação, para o setor não ficar dependente apenas das regras de mercado, mas a comissão europeia avalia que os preços do leite já dão sinais de recuperação.