Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de farinha de mandioca recebem consultorias no sul do Piauí

Ação vai atender oito municípios da região com a finalidade de adequar as casas de farinha para a produção com mais qualidade e higieneUma série de consultorias tecnológicas para os produtores de mandioca do sul do Estado do Piauí teve início esta semana e prossegue até outubro, numa iniciativa do Projeto de Mandiocultura do Araripe, executado pelo Sebrae/PI. Serão visitadas aproximadamente 100 unidades de beneficiamento de mandioca nos municípios de Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Picos, Santa do Piauí e Dom Expedito Lopes.

? Com exceção dos produtores de Picos, os demais mandiocultores começaram a ser atendidos pelo projeto do Sebrae este ano. Essas consultorias iniciais têm a finalidade de adequar as casas de farinha para a produção com mais qualidade e higiene ? afirma o gestor do Projeto de Mandiocultura do Araripe, Felipe Vieira.

Durante as visitas às unidades de produção, os consultores do Sebrae Antônio Paixão e Paulo Afonso Caminha vão verificar todo o processo de beneficiamento da farinha de mandioca, desde as técnicas de produção até os equipamentos utilizados.

? Após a análise de toda a estrutura das unidades, os consultores, caso constatem alguma inadequação, vão sugerir mudanças no processo de produção, com algumas recomendações sobre o que seria uma casa de farinha ideal. A idéia é preparar essas unidades para que possam inserir suas produções nas Centrais de Negócios da Mandiocultura ? explica Felipe Vieira.

No Piauí, existem duas centrais de negócios da mandiocultura: a Ouro da Terra, em São José do Piauí, e a Estrela do Araripe, em Marcolândia, cidades localizadas a 281 e 410 quilômetros ao sul de Teresina, respectivamente. Nas centrais de negócios é feito todo o processo de classificação, avaliação da qualidade e empacotamento do produto para posterior comercialização.

A ação vai beneficiar cerca de 300 mandiocultores, que poderão ainda comercializar a produção para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A instituição iniciou as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos em junho e vem realizando visitas de sensibilização e mobilização junto aos produtores de farinha de mandioca do Piauí.

Sair da versão mobile