O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ponderou, porém, que os interessados no projeto não apresentaram qualquer estudo sobre a viabilidade do projeto, o que teria sido o principal fator para a exclusão do PAC 2. Se colocada em prática, a hidrovia ligará o norte de Mato Grosso a Santarém (PA) em um trecho de aproximadamente 1,6 mil quilômetros.
Um exemplo apresentado pelos produtores durante a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja é a de Sinop, grande produtora de Grãos de Mato Grosso. Pelos cálculos do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) do Mato Grosso, Glauber Silveira da Silva, o frete de soja até o porto de Paranaguá (PR) passaria dos atuais R$ 220,00 por tonelada do grão para R$ 60,00 com o uso da hidrovia.
? O frete mais caro do País passaria a ser um dos mais baratos ? comparou Silveira.
Segundo o presidente da Aprosoja, em encontro nessa segunda, dia 15, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, os produtores enfatizaram a necessidade da Teles-Pires/Tapajós.
? Vemos a decisão do governo de não usar a hidrovia com muita preocupação ? disse Silveira.
Ele ressaltou que, além dos custos mais baixos para o produtor, é preciso levar em conta que a hidrovia é um dos meios de transportes com menor índice de poluição.