Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores investem em bem-estar animal para atender exigências do mercado internacional

Ações garantem qualidade ao produto finalPara atender às exigências cada vez mais rígidas dos mercados internacionais, os produtores brasileiros estão investindo em bem-estar animal. As mudanças dizem respeito ao manejo e embora pareçam exageradas, garantem qualidade ao produto final.

Uma granja do Distrito Federal, após pesquisa e visita a criadores espanhóis, passou a dar tratamento especial às fêmeas em processo de gestação. Elas não ficam presas em gaiolas e podem transitar livremente, o que garante menores índices de estresse para o animal. O sistema de alimentação é informatizado. Quando estão com fome, têm acesso à ração.

? Cada fêmea tem um chip e no momento que ela chega na máquina o computador lê esse chip e libera a ração para ela. Essa ração é quantificada, ou seja, é exatamente os nutrientes que a fêmea precisa para poder ter um bom desenvolvimento ? explica o suinocultor Alexandre Cenci.

A mãe e os filhotes vão para uma maternidade, que também está sendo adaptada. Os cuidados se estendem à escolha dos parceiros comerciais e ao transporte.

? Damos jejum de 12 horas aos animais, transportando-os em períodos que o sol esteja mais ameno, respeitando a relação de quilo por metro quadrado no caminhão ? fala Cenci sobre os cuidados.

As ações são parar atender, no futuro, as exigências de mercados internacionais. O Brasil não possui uma lei específica sobre o bem estar animal. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no entanto, afirma que a iniciativa faz diferença para o resultado final. 

? O produto na prateleira, quando o animal sofreu um estresse agudo e prolongado, pode ter menor validade, menor tempo de prateleira, além de ter mudança significativa nas suas características como cor, textura, odor e isso é realmente visível ? explica a chefe da divisão de bovinocultura do Mapa, Andreia Parrilha, sobre os benefícios da atividade.

Parrilha aconselha os produtores, dizendo que a capacitação das pessoas que lidam na fazenda é fundamental.

? Não é um custo alto e, com mudanças pequenas nessa lida com os animais, as mudanças que podem trazer são muito benéficas e significativas.

Sair da versão mobile