Produtores de Mato Grosso utilizam até cinco aplicações de inseticida no milho Bt

Estudo mostra que os agricultores do estado estão realizando aplicações em excesso em uma tecnologia que não necessitaria desse produtoA Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) constatou que 69% dos produtores rurais entrevistados pela entidade estão fazendo até cinco aplicações de inseticidas no milho com tecnologia Bt. Na teoria, o produtor que opta por essa variedade não precisaria utilizar o produto por tantas vezes.

Fonte: Canal Rural

Segundo a Aprosoja-MT, isso gera um custo em dobro: semente mais cara e gastos acima do esperado com inseticida. Além da aplicação nas lavouras, os dados obtidos no Circuito Tecnológico – Etapa Milho, revelam que os agricultores também estão utilizando o inseticida no tratamento de sementes, totalizando 88% das propriedades que utilizam esse método.

– Esse é um dado que mostra que deve haver mais atenção. Estão aplicando altas doses de inseticida em um milho que não precisaria dessa tecnologia, e se isso ocorre, é porque a tecnologia de combate já não está mais tão eficiente – ressalta Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja-MT.

O Circuito Tecnológico – Etapa Milho é um evento realizado pela Aprosoja-MT, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para realizar um levantamento completo sobre a safra de milho em Mato Grosso.