Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de milho de São Paulo enfrentam quebra de produção devido a falta de chuva

Secretaria de Agricultura de Quadra, no interior do Estado, confirma que essa é a pior seca dos últimos 50 anosProdutores de milho do município de Quadra, no interior de São Paulo, estão enfrentando quebra na produção por causa da falta de chuva. De acordo com a Secretaria de Agricultura, já faz três meses que não chove na região.

>> Leia mais notícias de milho

O produtor rural, Simeão Xavier de Barros, diz que com a falta de chuva, teve que antecipar a colheira e já calcula perda de 70% da produção.

A situação de Barros é praticamente a mesma dos outros produtores da região. A lavoura não cresceu o suficiente e as folhas estão bem secas.  As espigas, que deveriam ser grandes nesta época do ano, porém, estão bem pequenas.

A Secretaria de Agricultura do município confirma que essa é a pior seca dos últimos 50 anos. A maioria dos produtores está com a plantação com o chamado cabelo de boneca, que é quando esses fios que envolvem a espiga crescem, mas o milho não acompanha. Nesse caso, o indício é que falta água e a perda, nesse caso, já é dada como certa. Para que isso não se estenda a toda a produção, é preciso que chova nos próximos 15 dias ou a situação deve chegar num nível alarmante. O secretário Claúdio Tavares afirma que nunca o município passou por uma situação como essa.

– É normal a gente ter um inverno seco, mas o período de verão o normal é chuva, mas esse ano está fugindo da regra – diz.

Segundo Tavares, os produtores calculam um prejuízo que pode chegar a 50% da produção.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile