Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de morangos de São Paulo relatam perdas em função de chuvas excessivas

No município de Jarinu, no entanto, mesmo afirmando ter dificuldades de produção, agricultores realizam festa em comemoração ao início da colheitaProdutores de morangos da região de Itatiba (SP) relatam prejuízos com o excesso de chuva que atingiu a área na época da colheita. Em alguns casos, as perdas chegam a 30%, conforme declaram os trabalhadores do campo. A água acima do limite ideal impede que as frutas absorvam os nutrientes necessários para se desenvolver. Além disso, segundo agricultores, a umidade do solo contribui para o aparecimento de fungos.

Roberto Ferrari é produtor de morangos do tipo oso grande e afirma que, para combater fungos e tentar reforçar a produtividade, optou pelo tratamento biológico. Segundo ele, em 30 anos de atividade, nunca havia visto tanta chuva no mês de junho.

O presidente da Associação de Produtores de Morangos de Jarinu (SP), Osvaldo Maziero, diz que, além do problema com o clima, o preço da fruta também preocupa. E acrescenta que o valor está estagnado desde o ano 2000.

Mesmo relatando dificuldades, os agricultores comemoram o início da colheita com a tradicional Festa do Morango de Jarinu. Somente no município, são produzidos anualmente três milhões de pés, com 250 mil toneladas. O número garante para São Paulo o segundo lugar no ranking de produção de morangos no país. O evento, que este ano ganhou um dia a mais, segue até a próxima segunda, dia 9.

Sair da versão mobile