Produtores do oeste paulista terão acesso a crédito para produção sustentável

Recursos serão para projetos de recuperação ambiental, solo e aumento da produçãoO secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, lança nesta segunda, dia 10 uma linha de crédito voltada aos produtores rurais com até 200 hectares de área, localizadas nos municípios ao longo do rio Aguapeí-Peixe para projetos de recuperação ambiental, solo e aumento da produção. O total de recursos disponíveis inicialmente ao produtor é de R$ 5 milhões, dentro do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), órgão da Secretaria de Agricultura.

O produtor poderá financiar custeio ou investimento na produção da sua propriedade, conforme o seu projeto técnico, dentro da linha de sustentabilidade ambiental e agrícola. O financiamento é de R$ 20 mil por produtor, com juros de 3% ao ano e prazo de 84 meses para pagar.

O maior problema dessa bacia é a degradação do solo pelos processos erosivos, que resultam em baixa produtividade e estagnação econômica de muitas propriedades. Também outros fatores levaram a priorizar essa bacia, como baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a maioria de produtores familiares, agricultura como base econômica, solos susceptíveis à erosão, além de propriedades não-planejadas e gestão ineficiente, com baixo nível tecnológico.