O evento reuniu produtores de orgânicos, certificadoras e empresas de exportação. No Brasil, os orgânicos já mostram força e movimentam, por ano, mais de R$ 350 milhões. Segundo a Organics Brasil, é um número que cresceu em média 25% só nos últimos 12 meses. Porém, o mercado externo é ainda é pouco explorado. A Europa é uma das regiões mais promissoras, mesmo com a crise.
? O mercado cresce assim mesmo porque mesmo na crise americana e agora nesta européia, a demanda por orgânicos é muito grande ? avaliou o coordenador da Organics Brasil, Ming Liu.
De acordo com o que foi colocado pelos especialistas no encontro, o potencial para a exportação de orgânicos no Brasil é grande. O que falta é os produtores se organizarem, se certificarem e irem atrás deste mercado.
Gustavo Bacci, representante de uma certificadora de orgânicos, afirma que os produtores ainda têm dúvidas sobre a certificação.
? Eles não entendem sobre rotulagem, aditivos e insumos permitidos para orgânicos. Isso mostra a necessidade do produtor se preparar para o certificado ? disse Bacci.
Para a exportadora Raquel de Almeida Salgado, outro desafio a ser superado é a falta de união dos produtores.
? Aqui no Brasil a concorrência entre eles é grande, diferente da Itália, onde eles se unem em consórcios. Esse modelo através das exportadoras é o ideal para o Brasil ? declarou.
O produtor de cachaça artesanal Aniello Nappi concorda que a parceria é o melhor caminho para o produto orgânico brasileiro ganhar espaço no exterior.
? Eu acredito que com parceria a coisa se torna mais fácil e temos mais rapidez no processo de exportação ? concluiu Nappi.