Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de orgânicos têm até dezembro para fazer cadastro junto ao Ministério da Agricultura

Consumo responde por 10% do total nos supermercados do RS, mas, conforme associação do setor, existe espaço para crescer até 30%Produtores de orgânicos de todo o país têm até dezembro para fazer o cadastro junto ao Ministério da Agricultura (Mapa). Com a informação será possível conhecer a real situação do setor e estabelecer políticas de apoio aos agricultores ecológicos. Segundo os supermercadistas, o consumo de orgânicos tem muito espaço para crescer.

 

O consumo de produtos orgânicos responde, no caso dos hortifrutigranjeiros, por 10% do total consumido nos supermercados do Rio Grande do Sul. Conforme a associação do setor, entretanto, existe espaço para crescer até 30%. A demanda cresce mais do que a oferta, e existe ainda o consumo em feiras, direto do produtor.

 

O Rio Grande do Sul foi um dos Estados pioneiros na produção orgânica. A estimativa do Mapa é de que existam hoje mais de três mil produtores e pelo menos 150 feiras como esta espalhadas pelo Estado. Para muitos agricultores, essa é a única forma de comercialização.

 

É o caso do produtor Nei Dimer, de Três Cachoeiras (RS). Ele produz bananas há 10 anos e nunca usou agrotóxicos nos quatro hectares que cultiva. Toda a produção dele é vendida em uma feira, que acontece todas as quartas. Para atender a demanda, Dimer entrou para a Associação dos Colonos Ecologistas da região de Torres.

 

Para conhecer o tamanho da produção orgânica no Brasil, o Mapa está realizando, até dezembro, o cadastramento dos produtores que atuam nesse segmento.

 

? A gente vai ter um diagnóstico de exatamente quantos produtores têm o Brasil, o que estão produzindo, em que condições, quais as regiões mais produtivas, quais os gargalos… a partir daí, a gente vai poder realmente tomar medidas políticas de auxiliar o fortalecimento desta rede ? afirma Angela Escosteguy, coordenadora da Comissão Estadual de Produção Orgânica do RS. 

 

No último censo do IBGE, 90 mil agricultores se declararam produtores de orgânicos. A partir de janeiro, eles terão de comprovar a atividade e o modo de produção.

 

? Não se pode usar nenhum produto químico sintético e nenhum transgênico em nenhuma fase do processo. Depois, também há exigências ambientais: produtos orgânicos têm de ter respeito com o meio ambiente, não se pode fazer queimadas, desmatamento, tem de proteger as águas. Além da questão social. Os trabalhadores têm de ter carteira assinada e as crianças têm de estar na escola ? diz Angela.

 

Depois do cadastramento, os produtores poderão vender orgânicos nas feiras. Mas quando a venda não for direto ao consumidor, é preciso ter certificação.

 

? Quem quiser vender para um terceiro, seja loja, supermercado, o que for, vai precisar ter o selo. Aí, ele pode procurar uma certificadora oficial ou sistemas participativos em que os próprios produtores certificam seus produtos. Todos, evidentemente, credenciados ao Ministério da Agricultura ? explica a coordenadora.

 

Apesar de produzir menos em relação ao cultivo convencional, e da dificuldade de combater as pragas, o agricultor Dimer não tem dúvidas sobre a opção que fez ao trabalhar sem agrotóxicos.

 

? Vale a pena. A gente tem saúde, força e bom humor para atender os clientes aqui. Eu tenho muito orgulho de fazer esse trabalho. Eu sinto que estou vendendo saúde para meus clientes.

Sair da versão mobile