Produtores paulistas intensificam colheita de tangor murcote

Preço da fruta teve valorização de 84% na safra de 2010Mesmo ainda não estando com a maturação ideal, produtores paulistas intensificaram a colheita da tangor murcote há cerca de duas semanas. Com tamanho já satisfatório, os citricultores têm disponibilizado a fruta tanto para o consumo de mesa quanto para processamento industrial.

A safra passada da murcote, que ocorreu de maio a novembro de 2010, foi considerada remuneradora por produtores. A cultivar foi cotada à média de R$ 23,82 por caixa de 40,8 quilos, valor 84% maior que o observado nos mesmos meses de 2009 (R$ 12,95 por caixa). Para este ano, a perspectiva é de que ocorra uma situação intermediária.

Neste início de safra, o preço da murcote está superior ao das laranjas, como ocorre habitualmente. Mesmo com preços mais altos, nem todos os produtores estão satisfeitos, já que os cuidados de campo necessários para produção da murcote são maiores que os dispensados à laranja.

As expectativas, porém, são de que as vendas ganhem ritmo apenas quando se encerrar a colheita de poncã, principal concorrente da murcote no mercado.