Produtores pedem que governo federal auxilie no escoamento de excedente de laranja

Segundo Câmara Setorial da Citricultura, pelo menos 80 milhões de caixas do fruto não foram comercializadasO excedente na produção de laranja na safra que começou a ser colhida chega a 80 milhões de caixas de mais de 40 quilos. Preocupados com a crise anunciada, representantes levaram a demanda ao Ministério da Agricultura nesta segunda, dia 18, por meio de um documento, pedindo ajuda para o escoamento. Eles querem que a indústria compre pelo menos 30 milhões de caixas. De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio dos Santos, as frutas de variedade precoce, que represe

– Com essa fruta precoce realmente existe problema. As indústrias já têm fruta contratada e própria. Elas não querem adquirir neste instante – afirma.

Os citricultores pedem ainda que o governo prorrogue por dois anos a Linha Especial de Crédito tomada no ano passado para o estoque de 311 mil toneladas de suco de laranja. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também avalia a possibilidade de estocar o produto pela primeira vez.

– Estamos dispostos a sentar com a Conab e ver o que ela pode comprar, o que pode pagar. Nunca foi feito escoamento de laranja pela Conab – diz Santos.

O Ministério da Agricultura aponta que o governo está sensível ao excesso de laranja no mercado interno. Um grupo técnico formado por representantes do governo, produtores e indústria deve se reunir no próximo dia 26 para buscar uma solução.