Produtores do Piauí conhecem experiência cearense para controle de qualidade

Palestra mostrou aos empresários resultados do Projeto Prumo, desenvolvido pelo SenaiDiante da grande demanda dos clientes, os produtores de bolsas e calçados do Piauí estão focados em fabricar peças que vão ao encontro das necessidades e expectativas do mercado. O Sebrae no Piauí realiza na última quinta, dia 2, em Teresina, palestra sobre o Projeto Prumo. Na ocasião, o analista técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Juazeiro do Norte, no Ceará, Francisco Leite, explicou como funciona a iniciativa.

O Prumo é um projeto do Senai que viabiliza o diagnóstico das empresas, com avaliações sobre etapas de produção, necessidades de ensaios laboratoriais, de treinamento e oportunidades de melhoria relacionadas à produção.

Participaram da palestra produtores de artefatos de couros e similares e representantes de instituições de fomento à cadeia coureiro-calçadista no Piauí. Durante o encontro, Leite falou sobre a necessidade de melhoria na qualidade dos produtos e da importância da análise de produção.

O analista abordou a importância do Projeto Prumo no desenvolvimento da Região do Cariri cearense, principalmente no Triângulo Crajubar, destaque no cenário nacional na produção de calçados e acessórios. Para Leite, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, às necessidades do cliente. Segundo o especialista, é necessário que os empreendedores do setor busquem a melhoria constante da qualidade do produto como ferramenta para garantir o desenvolvimento das empresas no mercado.

? A preocupação dos empresários com a qualidade do produto é muito importante para o mercado, pois não apenas os fornecedores, como também os consumidores, terão consciência de que os artigos ofertados são trabalhados sob rígido controle de qualidade. A peça será uma obra com atributos que podem fazer a diferença ? afirma o gestor do Projeto Artefatos de Couro e Similares do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.