Produtores de MT podem denunciar quem não cumprir o vazio sanitário

Sistema do Indea permite denúncia anônima durante o período em que é proibido plantas vivas no campo e o plantio da cultura

Fonte: Pedro Silvestre/Canal Rural

Os produtores rurais de Mato Grosso que desejarem fazer denúncias sobre descumprimentos do vazio sanitário, período em que é proibido ter plantas vivas de soja no campo ou mesmo plantar a cultura, terão um número 0800 neste ano para relatar o problema.

O canal de comunicação é de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O número é 0800 647 9990. O produtor rural não precisa se identificar ao fazer a ligação.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, cada denúncia será investigada e o denunciante receberá um retorno sobre o caso. O 0800 é uma ferramenta simples e também imediata, que deve auxiliar o órgão, responsável por fiscalizar as propriedades ruraisb durante o vazio sanitário. Aqueles produtores que porventura estiverem descumprindo a lei serão punidos com multas.

Calendário

Segundo a Portaria Conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) n°50/2015, excepcionalmente para a safra 2015/2016 as datas limites da soja para o estado de Mato Grosso serão até 15 de janeiro de 2016 no caso de semeadura e o prazo para realizar a colheita vai até 20 de maio de 2016.

No caso de plantas voluntárias o prazo para a destruição encerra dia 15 de junho, quando inicia o vazio sanitário que se estende até 15 de setembro.