A mobilização foi mantida mesmo depois de o Ministério das Cidades ter acenado com a possilidade de a medida ser adiada por um ano. O protesto foi pacífico, mas produtores bloquearam estradas importantes com seus tratores e máquinas.
O movimento se espalhou por Estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Pará e também o Distrito Federal. Dezenas de produtores enviaram imagens dos protestos para o Canal Rural, através de e-mail e WhatsApp (veja a galeria de fotos).
No Rio Grande do Sul, o movimento atingiu 11 cidades, entre elas Santa Bárbara do Sul, Tupanciretã e Cruz Alta, e contou com a participação de cerca de 10 mil agricultores. Os protestos se concentraram no norte e noroeste do Estado. Em Panambi, os produtores bloquearam entroncamentos da BR-285 e BR-158.
No município Goiano de Formosa, houve mobilização em duas frentes, na BR-020 e na BR-251, somando cerca de 120 máquinas. Os agricultores bloquearam as estradas, abrindo a passagem para a circulação de veículos a cada 20 minutos, distribuindo panfletos aos motoristas para explicar a luta do setor contra o emplacamento.