Produtores de MT querem política diferenciada no processo de renegociação de dívidas

Dívidas do Estado já somam mais de R$ 10 bilhõesProdutores de Mato Grosso do Sul reivindicam medidas específicas para o Estado no processo de renegociação das dívidas. Parlamentares e representantes do setor pedem que o governo analise com atenção as emendas referentes à região e que foram apresentadas no Congresso para modificar alguns trechos da Medida Provisória nº 432.

A bancada ruralista de MT apresentou ao ministro Reinhold Stephanes uma pauta de reivindicações para solucionar as dívidas do Estado, que já somam mais de R$ 10 bilhões.

? Levamos a necessidade de aumentar os números de contratos contemplados em pagar apenas 40% da parcela de investimento 2008. A MP 432 preve apenas 30% dos contratos, nós queremos que todos tenham esse direito. Além disso, queremos a operacionalização do FRA ? afirma o senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

Os produtores de Mato Grosso alegam que o Estado vive uma situação mais crítica que os demais e que, por causa disso, necessita de um tratamento diferenciado. Entre os motivos estão o alto índice de endividamento, o custo elevado da logística e o maior uso de fertilizantes em função do solo da região que é pobre em nutrientes.

Representantes do setor afirmam que, se a renegociação das dívidas não tiver sucesso no Estado, a próxima safra poderá ficar seriamente comprometida.

? Apesar da recuperação das commodities, o aumento do custo de produção tem pesado muito. Os fertilizantes aumentaram em até 500% nos últimos anos, o que reduz a margem do produtor. ou seja, somado ao endividamento, pode comprometer a próxima safra ? explica o presidente da Federação de Agricultura do MT, Rui Prado.