Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de MT querem política diferenciada no processo de renegociação de dívidas

Dívidas do Estado já somam mais de R$ 10 bilhõesProdutores de Mato Grosso do Sul reivindicam medidas específicas para o Estado no processo de renegociação das dívidas. Parlamentares e representantes do setor pedem que o governo analise com atenção as emendas referentes à região e que foram apresentadas no Congresso para modificar alguns trechos da Medida Provisória nº 432.

A bancada ruralista de MT apresentou ao ministro Reinhold Stephanes uma pauta de reivindicações para solucionar as dívidas do Estado, que já somam mais de R$ 10 bilhões.

? Levamos a necessidade de aumentar os números de contratos contemplados em pagar apenas 40% da parcela de investimento 2008. A MP 432 preve apenas 30% dos contratos, nós queremos que todos tenham esse direito. Além disso, queremos a operacionalização do FRA ? afirma o senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

Os produtores de Mato Grosso alegam que o Estado vive uma situação mais crítica que os demais e que, por causa disso, necessita de um tratamento diferenciado. Entre os motivos estão o alto índice de endividamento, o custo elevado da logística e o maior uso de fertilizantes em função do solo da região que é pobre em nutrientes.

Representantes do setor afirmam que, se a renegociação das dívidas não tiver sucesso no Estado, a próxima safra poderá ficar seriamente comprometida.

? Apesar da recuperação das commodities, o aumento do custo de produção tem pesado muito. Os fertilizantes aumentaram em até 500% nos últimos anos, o que reduz a margem do produtor. ou seja, somado ao endividamento, pode comprometer a próxima safra ? explica o presidente da Federação de Agricultura do MT, Rui Prado.

Sair da versão mobile