Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ES: produtores querem renegociar dívidas após 3 quebras de safra

Agricultores capixabas sofrem prejuízo com seca prolongada; 40% da produção de café teria sido afetada

Fonte: Carlos Silva/Mapa

Parlamentares, representantes do setor produtivo e do governo federal foram a Brasília nesta terça-feira, dia 16, pedir a renegociação das dívidas dos produtores do Espírito Santo. Eles se reuniram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, levando a reivindicação em virtude da quebra das três últimas safras, afetadas pela seca. Segundo participantes da reunião, municípios capixabas perderam em média 40% da produção de café.

Maggi disse que irá defender a renegociação da dívida junto aos ministérios da Fazenda e do Planejamento, para haver aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ele afirmou que haverá critério para atender áreas com maiores prejuízos, informando que uma proposta deverá ser encaminhada ainda este mês. 

O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, disse que também será incluída a renegociação de dívidas dos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que também foi atingida pela estiagem.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, também participou da reunião e lembrou que o país teve uma queda na arrecadação. “No entanto, vamos buscar alguns mecanismos para amenizar a dificuldade de pagamento dos produtores”.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) ressaltou que a agropecuária tem alavancado a economia do país, apesar de ser uma atividade vulnerável às adversidades climáticas. Segundo ele, a seca no Espírito Santo é a maior dos últimos 80 anos.

Sair da versão mobile