Produtores de MT receberão visitas do programa Soja Plus neste mês

Assistentes de projetos percorrerão as fazendas para fazer atualização do programa

Os supervisores de projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciarão em julho as revisitas às propriedades rurais que fazem parte do programa Soja Plus. Neste ano, a associação está implantando o Programa de Treinamento em Gestão de Propriedades, que contará com cinco assistentes de projetos a campo.

• Parceria inaugura nova fase da certificação Soja Plus

Durante os meses de maio e junho, os estudantes passaram por vários treinamentos para atender os produtores rurais. O mais importante foi o curso de Qualidade de Vida no Trabalho – Saúde e Segurança no Trabalho Rural, que trata de informações como saúde, educação, meio ambiente.

– Estes estudantes irão auxiliar na orientação aos produtores rurais e levarão novos materiais para as propriedades – explica Cristiane Sassagima, analista de projetos do Soja Plus.

Treinamento

No cronograma do treinamento, aprenderam sobre a NR 31, seus objetivos e campos de aplicação, sobre Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT) e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que se refere à prevenção de acidentes de trabalho, sobre agrotóxicos e adjuvantes, uso de EPI, construções rurais, noções de legislação trabalhista e previdenciária do trabalho rural, gestão em saúde do trabalho rural, ergonomia. Sobre a NR 17, que trata de higiene e conforto no ambiente de trabalho, gestão de risco ambiental, e ainda a NR 6, que trata de CIPATR (comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho).

Soja Plus

O projeto Soja Plus capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.

>>> Veja mais notícias sobre soja