Assistentes de projetos percorrerão as fazendas para fazer atualização do programa
Os supervisores de projetos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciarão em julho as revisitas às propriedades rurais que fazem parte do programa Soja Plus. Neste ano, a associação está implantando o Programa de Treinamento em Gestão de Propriedades, que contará com cinco assistentes de projetos a campo.
• Parceria inaugura nova fase da certificação Soja Plus
Durante os meses de maio e junho, os estudantes passaram por vários treinamentos para atender os produtores rurais. O mais importante foi o curso de Qualidade de Vida no Trabalho – Saúde e Segurança no Trabalho Rural, que trata de informações como saúde, educação, meio ambiente.
– Estes estudantes irão auxiliar na orientação aos produtores rurais e levarão novos materiais para as propriedades – explica Cristiane Sassagima, analista de projetos do Soja Plus.
Treinamento
No cronograma do treinamento, aprenderam sobre a NR 31, seus objetivos e campos de aplicação, sobre Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT) e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que se refere à prevenção de acidentes de trabalho, sobre agrotóxicos e adjuvantes, uso de EPI, construções rurais, noções de legislação trabalhista e previdenciária do trabalho rural, gestão em saúde do trabalho rural, ergonomia. Sobre a NR 17, que trata de higiene e conforto no ambiente de trabalho, gestão de risco ambiental, e ainda a NR 6, que trata de CIPATR (comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho).
Soja Plus
O projeto Soja Plus capacita gratuitamente o produtor rural distribuindo cartilhas e promovendo cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, novo código florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho.