Produtores do Rio Grande do Sul comemoram vendas na Fenakiwi

Pelo menos 80 mil visitantes são aguardados no evento, que encerra neste domingo, em FarroupilhaKiwis premiados, de oito variedades, estrelam a Festa Nacional do fruto (Fenakiwi), que encerra neste fim de semana, em Farroupilha (RS). Originário da China, o produto conquistou o paladar e virou alternativa de renda na Serra Gaúcha. A expectativa dos organizadores é de que, até este domingo, dia 20, mais de 80 mil pessoas passem pela Fenakiwi. Os visitantes da mostra levam para casa um livro com 30 receitas, nas quais a fruta é o ingrediente principal. O preço do quilo, a R$ 2,50, é motivo de

– É tudo bem separado, tudo fruta de primeira. O pessoal está vindo bem. As vendas estão ótimas – comemora o produtor Vanderlei Frigo.

Quando a primeira edição da festa foi realizada, há mais de 20 anos, não havia produção no município. Todas as frutas foram levadas de fora. A Fenakiwi estimulou o cultivo e Farroupilha se transformou no maior produtor do país. De 85 propriedades, saíram dois milhões de toneladas, quase metade do que se produz no Brasil. Este ano, houve um aumento de 15% na produção e na área destinada à fruta. São 137 hectares no município, conforme o secretário de Agricultura de Farroupilha, Nestor Zanonato.

– O grande problema que nós enfrentamos ainda, em primeiro lugar, é a concorrência desleal do kiwi importado. Porque ele chega justamente na época que nós estamos produzindo aqui e estamos colocando no mercado. Em segundo lugar é a colheita feita de vez em quando, ainda com muita maturação imperfeita. Não se pode colher o kiwi com menos de seis pontos de teor de açúcar – afirma.