Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores do Rio Grande do Sul trocam cultivo do arroz pela soja

Plantio do cereal deve ter redução de 5,64%, segundo levantamento da EmaterDepois da crise enfrentada pelos produtores de arroz na safra passada, muitos deles reduziram a área de plantio e estão se dedicando a outras culturas, como a soja, por exemplo. Mas a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) alerta para que o produtor conheça bem o solo antes de investir.

As lavouras de arroz vão ter uma das maiores variações de área plantada na próxima safra de verão no Rio Grande do Sul. O plantio do cereal deve ter redução de 5,64%, segundo levantamento da Emater sobre a intenção de cultivo para o ciclo 2011/2012.

O produtor de arroz Daire Coutinho resolveu dobrar a produção de soja e diminui a de arroz. Segundo ele os programas criados pelo governo não garantiram segurança para investir na próxima safra do grão.
 
? Estamos migrando pra soja. A área que era em torno de 100 hectares, vamos passar para 240. Reduzimos na área de arroz que era em torno de 640 vai baixar para 500 hectares. Estamos vendendo o arroz a R$ 23, que está bem abaixo do custo de produção que é em torno de R$ 29. Nada foi feito em relação a esse custo de produção ? relata o produtor.

De acordo com a Emater, o Estado tem hoje mais de quatro milhões de hectares de soja. O custo de produção tornou a cultura atrativa.

? O que os produtores estão buscando é uma rotação de culturas alternativas no arroz , uma cultura que tenha adaptação a áreas de várzea. A soja tem se apresentado viável, principalmente nesses últimos períodos em função do preço, se tornou atrativa em função da remuneração que tem quando você faz uma relação com arroz ? explica o assistente técnico de soja da Emater-RS, Alencar Paulo Rugeri.

Mas é preciso cautela ao migrar para a soja. O produtor precisa ficar atento aos solos, pois nem todos são ideais para o plantio.

? As duas atividades são diferentes, então temos que observar muito as cultivares que são adaptadas. As empresas de pesquisas têm apresentado cultivares que são mais adaptáveis à várzea. Tem que ter muita cautela quando vai fazer uma nova atividade que você ainda não tem o domínio absoluto. O produtor pode ter uma dificuldade na implantação, na germinação desse produto e até na colheita em função da umidade ? explica Rugeri.

O assistente lembra ainda que a Emater e as instituições de pesquisa podem oferecer um auxílio para os produtores.

Sair da versão mobile