Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores rurais criticam valorização do real ante dólar

Setor reclama que perdeu muita competitividade com o câmbioProdutores rurais aproveitaram evento do setor com representantes do governo, em Brasília, para criticar a valorização do real em relação ao dólar.

? Houve manifestações de vários setores do agronegócio. Perdemos muita competitividade com o câmbio ? disse o gerente de relações com investidores da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Adriano Zerbini.

No evento, que definiu a estratégia internacional do agronegócio para o setor em 2011, estavam secretários dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No caso das aves, a expectativa de aumento das receitas com exportação este ano é de 16% em relação a 2009, para um total de US$ 6,8 bilhões.

? Mas, em reais, deve ser muito próxima da do ano passado, já que está ocorrendo a neutralização pelo câmbio ? comparou Zerbini.

Segundo ele, o setor deve vender um volume recorde de frango para fora do Brasil em 2010, com a estimativa de exportações em 3,8 milhões de toneladas.

Para o gerente da Ubabef, a situação do câmbio é pior neste momento em que a demanda dos países desenvolvidos está em baixa e há vários movimentos de protecionismo. O que tranquiliza um pouco o setor, segundo ele, é o fato de países emergentes estarem ampliando a busca pelo produto brasileiro. Um exemplo claro é a China, que deve comprar 115 mil toneladas de aves do Brasil em 2010. “Mesmo assim, o setor vem perdendo muito”, considerou Zerbini.

Durante o evento, o diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Lino Colsera, disse que União Europeia, Malásia, Japão, Coreia do Sul e Canadá são alguns dos países importadores de carne que o Brasil pretende acessar em 2011. A carne suína in natura é a proteína que terá mais mercados a serem conquistados, na avaliação do diretor. Ele salientou que o reconhecimento do status sanitário de Santa Catarina em relação à febre aftosa por parte dos Estados Unidos foi uma conquista importante este ano.

Para a carne bovina in natura, a expectativa é de crescimento das exportações para a União Europeia e abertura para o mercado da Malásia, que também é alvo do setor de aves in natura. Na carne de frango in natura, as negociações em 2011 estarão voltadas para a Indonésia e países africanos.

Sair da versão mobile