Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores rurais fazem paralisação nacional na Colômbia

Movimento Dignidade Cafeteira, um dos que aderiu à greve, informou que a paralisação foi motivada pela falta de acordo com o governo para investimentos no setorTrabalhadores do setor agrário da Colômbia iniciam nesta segunda, dia 19, uma paralisação nacional, por tempo indeterminado. Os agricultores pedem mais investimentos e atenção por parte do governo do presidente Juan Manuel Santos. Anunciaram a adesão à greve representantes dos dos cafeicultores, arrozeiros, plantadores de cacau, caminhoneiros e mineiros, entre outros. Eles também se comprometeram a fazer mobilizações pacíficas e sem confrontos com as forças policiais.

O movimento Dignidade Cafeteira informou que a paralisação foi motivada pela falta de acordo com o governo para investimentos no setor. Os profissionais que trabalham na área de transporte também apoiam a greve geral. O movimento representa produtores de café de 10 dos 32 departamentos (estados) da Colômbia.

Em comunicado, a Associação dos Agricultores, apoiada pela Unidade Agropecuária e de Transporte, adiantou que há um protesto organizado para hoje em Bogotá, capital colombiana. Alguns produtores rurais reclamam que a importação de açúcar do Brasil prejudicou a produção colombiana.

A Associação Nacional de Transportadores, que representa os caminhoneiros, anunciou a adesão ao movimento porque considera que o governo não atende às suas demandas. Paralelamente, o Ministério do Interior reiterou que acionará a Justiça se houver desordem e bloqueio de estradas.

– Quem tentar perturbar a ordem pública e promover ações violentas durante a paralisação será penalizado – diz comunicado do ministério.

Sair da versão mobile