A instituição oferece mais de 200 tipos de treinamentos para capacitação e qualificação de profissionais em 15 cadeias produtivas prioritárias de Mato Grosso. De acordo com o superintendente Tiago Mattosinho, os treinamentos mais procurados em todo o Estado e durante todo o ano são aqueles relacionados às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. Isso inclui treinamentos sobre Espaço Confinado (NR 33), Trabalho em Altura (NR 35) e Segurança no Trabalho (NR 31.8 ).
Mattosinho diz ainda que outro setor que tem demandado muitos treinamentos junto ao Senar-MT é o de manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas. Só para o ano de 2015 há mais de 250 cursos previstos para esta área. Esse número inclui capacitação para profissionais que trabalham em várias setores como o de manutenção e regulagem de colheitadeira e até manutenção de motosserra.
O presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Ricardo Daher acrescenta que a procura por treinamento nestas áreas é grande porque o estado está em pleno desenvolvimento econômico e ainda tem muita carência de mão de obra qualificada.
Assim como em Tangará da Serra, os municípios de Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Nova Mutum e Tapurah também tem muita procura por estes treinamentos.
A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Mariza Misturini, explica que esta demanda é crescente. Além disso, são áreas que vão sempre demandar treinamentos porque os trabalhadores rurais precisam ser capacitados frequentemente.