Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de Santo Ângelo (RS) comemoram aumento da produtividade nas lavouras de trigo

Melhora no rendimento das lavouras chegou a 25%, porcentagem acima da média geral obtida no EstadoCom 58% do trigo colhido no Rio Grande do Sul, os 3,9 mil quilos por hectare obtidos na propriedade de Alberto Faccin Copetti são motivo de comemoração. O produtor do Distrito de Sossego, em Santo Ângelo, nas Missões, há pelo menos 40 anos dedica 120 hectares ao grão.

? Nunca tive uma colheita tão significativa ? surpreende-se.

Nem o céu nublado e a chuva periódica em agosto no estágio vegetativo prejudicaram a produtividade, que este ano, segundo a Emater, teve alta de 25% no município, chegando a três mil quilos por hectare.

O resultado se explica, diz o agrônomo da Cooperativa Tritícola Regional Santo Ângelo (Cotrisa) Élvio Vicente Conttri, pela boa safra em 2010. O otimismo estimulou o investimento. Para Conttri, a adubação, o manejo de pragas e doenças, o uso de sementes fiscalizadas, além da assistência técnica, são razões desse crescimento.

? Com a previsão de geadas tardias, no período recomendado, orientamos o produtor para um atraso no plantio, o que fez toda diferença ? explica.

O fenômeno, no entanto, não se repete em outras regiões do Estado. De acordo com a Emater, o rendimento médio do trigo será cerca de 5% inferior ao de 2010, taxa compensada pela ampliação de 7% na área plantada.

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destaca que na maioria dos Estados produtores houve redução da área semeada por consequência das incertezas do mercado em 2010, à exceção do Rio Grande do Sul. Mas o ponto positivo avaliado pelos técnicos não é somente esse. O uso das variedades pão e melhorador também tiveram incremento, passando de cerca de 35% para acima de 90% do total semeado.

Segundo o agrônomo da Emater Cláudio Doro, a área de trigo em 2012 dependerá do desempenho comercial.

? A expectativa é de que o governo federal acione instrumentos de comercialização e estimule o investimento.

Sair da versão mobile