Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de soja adiam venda antecipada de grãos

Prática serve como fonte de financiamento para as lavouras colhidas no ano seguinteProdutores de soja adiam a comercialização antecipada de grãos da próxima safra. Este tipo de venda costuma funcionar como fonte de financiamento para a lavoura que vai ser colhida no próximo ano.

O produtor rural Américo Amano, por exemplo, vai plantar 160 hectares na cidade de Cambé, no norte do Paraná. Por enquanto, ele nem pensa em negociar a soja. No ano passado, a venda antecipada de grãos garantiu a compra de fertilizantes por um preço mais baixo, o que não deve ocorrer agora.

? Eu acho que o produtor tem que continuar praticando o que nos últimos três anos tem feito: venda a futuro quando o preço representa um retorno significativo do seu investimento e deixa uma parte para especular mais tarde ? afirma Benami Bacaltchuck, diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

De acordo com analistas de mercado, a instabilidade de preço das commodities agrícolas fez com que os produtores adiassem as negociações de novos contratos. No Rio Grande do Sul, 30% da última safra de soja ainda não foram vendidas. O gerente de grãos da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Marcelo Pinto de Faria, afirma que trata-se de um mercado de grande volatilidade.

? Nós estamos trabalhando com um mercado com uma chance de 75% de volatilidade. O produtor está arriscado a plantar com insumos caros e colher num preço futuro barato. É um momento que ? eu te confesso que com 26 anos que eu vou fazer no mercado ? eu nunca tinha visto uma disparidade tão grande. E os fatores que estão fazendo com que o mercado tenha essa volatilidade são fatores técnicos, não são oriundos da cadeia de produção.

O Mato Grosso é o Estado onde houve mais avanço na comercialização da safra 2008/2009. Os agricultores venderam 21% de forma antecipada, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. O volume representa a metade dos negócios fechados no mesmo período do ano passado.

Sair da versão mobile