Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de soja de MT se preparam para início do plantio

Caravana É Hora de Plantar percorre as principais regiões de sojicultura no Estado discutindo condições de mercado e climaProdutores de soja em Mato Grosso se preparam para o início do plantio. O vazio sanitário termina no dia 15 de setembro. As condições de mercado e o clima estão entre as principais preocupações. Os assuntos são discutidos com pesquisadores de uma caravana que percorre as principais regiões de sojicultura no Estado.

O produtor rural Alexandre Lopes vai plantar 300 hectares de soja em Campo Verde (MT), a 120 quilômetros de Cuiabá. A mesma área foi cultivada na safra passada. Ele diz que já comprou o adubo, encomendou as sementes, mas ainda não sabe quando vai semear o solo. Terminando o vazio sanitário, a primeira preocupação é com o clima.

? Assim que terminar o vazio sanitário, vou só esperar a primeira chuva para começar a plantar os grãos. Vou plantar sementes precoces, pois quero fazer safrinha de algodão após a colheita da soja ? explica Lopes.

O controle de pragas e doenças, como a ferrugem da soja, também está entre os assuntos que preocupam o produtor. Para se prevenir, não pensou duas vezes: foi ouvir dos pesquisadores algumas orientações para o melhor planejamento da safra que se aproxima. Ele não foi o único. O auditório lotado confirma que o homem do campo quer estar cada vez mais informado na hora de tomar decisões. Para atender a essa necessidade, especialistas da Fundação MT percorrem os principais municípios produtores de soja com a caravana É Hora de Plantar.

Em Campo Verde, os pesquisadores falaram sobre as influências do fenômeno climático La Niña, como o provável atraso na chegada das chuvas. Foram apresentadas também instruções sobre adubação e manejo do solo, sanidade e escolha das cultivares.

? O manejo de solo deve ser feito ao longo do ano. O produtor não deixar para última hora ? diz o pesquisador da Fundação MT Leandro Zancanaro.

Para os produtores, o conhecimento adquirido com os especialistas e o planejamento da safra são importantes para transformar a expectativa em bons resultados no campo.

? Sempre participo destes eventos. Eles são muito importantes para a atualização constante dos agricultores. Sem isso, não há como ser competitivo e eficiente no campo ? diz o produtor rural Lídio Chiapinotto.

A caravana É Hora de Plantar já passou por sete cidades e vai passar por outras oito até o fim da próxima semana. Nesta segunda, dia 30, os pesquisadores estarão em Tangará da Serra (MT).

Sair da versão mobile