Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de soja querem formar consórcio para reduzir custos em Mato Grosso

Intenção é incentivar compra direta de fertilizantes e exploração de minas de insumosProdutores de soja do Estado de Mato Grosso resolveram se unir na tentativa de reduzir custos de produção. Eles formaram uma espécie de consórcio que tem entre os objetivos baratear a compra de fertilizantes. A informação foi confirmada pelo presidente a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), Glauber Silveira, nesta sexta, dia 22.

? Estamos nos organizando para montar uma parceria de uma misturadora junto ao Porto de Paranaguá (PR) para os produtores importarem e misturarem os fertilizantes e fugir da dependência de multinacionais ? disse ele ao Mercado e Companhia.

Outro objetivo do consórcio organizado pela Aprosoja é formar uma sociedade para explorar jazidas, caso sejam encontradas reservas suficientes para garantir o abastecimento de fósforo, um importante insumo para os fertilizantes.

? Queremos que as minas de Mato Grosso sejam dos produtores ? acrescentou Glauber Silveira.

Silveira afirmou ainda que pesquisas sobre jazidas de fósforo no Estado devem ser concluídas até o fim do ano. Comprovada a viabilidade, a exploração poderia começar em até três anos, concluiu o presidente da Aprosoja.

Na semana que vem, a entidade deve realizar ma reunião para detalhar ainda mais a idéia da formação do consórcio. O passo seguinte é organizar encontros com produtores pelo interior de Mato Grosso na tentativa de atrair participações.

? Para esta safra, não dá mais. Temos certeza absoluta que, na próxima safra, já haverá importação direta dos produtores, misturando (fertilizantes) em Paranaguá e em Mato Grosso.

Crédito para custeio

Além dos altos custos de produção, Glauber Silveira revelou que a falta de crédito preocupa os produtores de Mato Grosso. O presidente da Aprosoja relatou que, em reuniões com representantes do Ministério da Fazenda, recebeu a informação de que não haverá recursos para custeio da safra por parte do Banco do Brasil.

? O produtor que espera acessar recursos do Banco do Brasil, é melhor buscar outra fonte do que ficar na esperança ? recomendou.

Sair da versão mobile