Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de soja reclamam que lei ambiental dificulta crescimento da atividade

Câmara Setorial se reuniu em Brasília para avaliar as perspectivas do setorA reclamação dos produtores de soja de que a legislação ambiental dificulta o crescimento da atividade foi o principal assunto discutido na reunião da Câmara Setorial, nesta terça, dia 10, em Brasília. No encontro, produtores do grão e representantes do governo federal debateram as perspectivas do setor para os próximos 20 anos.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja avaliou questões como a falta de crédito, pesquisa de novas variedades e mudanças climáticas. O tema mais polêmico foi a legislação ambiental e também as alterações que o governo pretende fazer na lei, que segundo os agricultores, são equivocadas e prejudicam o aumento da produtividade.

? A questão do glifosato, por exemplo, o ministro Carlos Minc quer banir alguns insumos utilizados na defesa da produção. Isso é um absurdo, uma insanidade ? disse o presidente da Câmara, Rui Prado.

Outra preocupação do setor é com a logística. A saída, segundo os produtores de soja, seria baixar o custo do transporte do grão, permitindo maior economia e novas oportunidades de negócio. Para o governo federal, o problema é a dependência do transporte rodoviário.

? Você oferece novas alternativas de transporte, como o ferroviário e aquaviário, isso vai forçar uma competição e aumentar a competitividade, diminuindo o custo de produção e transporte. O produto chega mais barato aos portos que interessam no norte do país ? afirmou o presidente das câmaras setoriais do Ministério da Agricultura, Márcio Araújo.

Para esta safra, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que sejam colhidas 57,6 milhões toneladas de soja.

Sair da versão mobile