Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores do Sul querem que Código permita uso de áreas já consolidadas

Em Westfália, no RS, cerca de 70% da população vive no campo e não pretende mudar para área urbanaO relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo disse nesta segunda, dia 9, que ainda não existe um acordo sobre o tema. Porém, ele acredita que o projeto deve ir a votação nesta terça. A discussão sobre as mudanças no Código parece ainda mais importante em um pequeno município do interior gaúcho, Westfália, onde mais da metade dos moradores vive no campo. A maioria das propriedades rurais são áreas de preservação permanente (APPs).

Se a nova lei for aplicada, algumas famílias, como a do produtor rural Edson Landmeier, não poderão continuar com a produção de leite e a criação de aves e suínos, comuns em alojamentos próximos a um riacho na região.

? Acredito que nós teremos que reavaliar o que tem de ser feito ? preocupa-se Landmeier.

Os produtores defendem que o Código permita o uso de áreas já consolidadas e temem o êxodo rural, que até então nunca havia sido um problema na localidade. O secretário da Agricultura de Westfália, Clóvis Landmeier, explica que cerca de 70% da população do município vive na área rural e que não há a intenção de saída do campo.

? Hoje nós temos em torno de 65, 7% das nossas propriedades que já tem a sucessão do jovem, que quer permanecer no campo.

Para o técnico agrícola da Emater-RS, Marcelo Müller, o índice de permanência do jovem no meio rural é positivo.

? Temos 420 propriedades e 775 talões de produtores já cadastrados no município, ou seja, nós temos quase dois talões por propriedade. E agora fica a grande questão, como vai ficar se efetivamente tivermos que nos adequar à questão ambiental?

Sair da versão mobile