No Sudeste, a intensidade de chuvas será maior no Estado de São Paulo e no centro de Minas Gerais. No norte de Minas, a previsão é de ocorrer a partir de 15 de outubro. Já na Região Sul, as chuvas, que começaram em junho, estão bem distribuídas.
– Já ultrapassaram até um pouco a média, o que ocasionou aumento da umidade do solo, mas os agricultores não precisam se preocupar porque, em outubro, haverá alternância entre dias chuvosos e ensolarados ? ressaltou o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia, em Brasília, Expedito Rebello.
Estações
Desde 1996, o Inmet faz previsões meteorológicas. Hoje, são 726 estações em todo o território nacional, sendo 422 automáticas e 304 convencionais. A meta para este ano é completar 500 estações automáticas, o que permitirá pontos de captação a cada 150 km. Por meio dessa rede, é possível verificar informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuvas, direção e velocidade dos ventos, bem como radiação solar das áreas.
A cada hora, os dados de todas as estações no país são integralizados, transmitidos por satélite e telefonia celular para alimentar o banco de dados do Inmet, em Brasília.