Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de vinho dos Altos Montes (RS) obtêm certificação de origem

Certificação é uma ferramenta de desenvolvimento rural que protege o consumidor e o produtor, pois delimita a área de produção, mantendo os padrões locaisO Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) oficializou nesta quinta, dia 18, registro de Indicação Geográfica (IG) para o vinho produzido nos municípios de Flores da Cunha e de Nova Pádua, localizados na região dos Altos Montes, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura lembra que a certificação de origem foi concedida em dezembro do ano passado, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O governo esclarece que a certificação é uma ferramenta de desenvolvimento rural que protege o consumidor e o produtor, pois delimita a área de produção, mantendo os padrões locais e impede que outros fabricantes utilizem de maneira indevida o nome da região em produtos ou serviços.

– É uma oportunidade de ampliar o mercado, garantido emprego e renda – destaca o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha.

O Ministério da Agricultura lembra que a primeira IG nacional registrada no Brasil foi a do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, desde o reconhecimento da região do Vale dos Vinhedos, em 2001, houve diversos avanços na região, como a valorização das propriedades agrícolas, melhoria do padrão tecnológico, maior oferta de empregos, atração de novos investidores e reconhecimento de mercado. Hoje, outros produtos, como os cafés especiais, também têm certificação de origem.
 

Agência Estado
Sair da versão mobile