Produtores de vinho gaúcho promovem a bebida em parceria com a escola de samba Vai-Vai

Desfile inspirado na vitivinicultura será apresentado no sábado, dia 9, no sambódromo do Anhembi, em São PauloProdutores do Rio Grande do Sul pisarão no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para promover os vinhos da serra gaúcha. E o Brasil verá, na madrugada do próximo sábado, dia 9, como o Carnaval pode impulsionar um segmento comercial.

De olho na incorporação do hábito de consumir vinho no cotidiano dos brasileiros – e no aumento das vendas, claro -, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) firmou parceria com a tradicional Vai-Vai, vencedora de 14 títulos do Carnaval paulistano. A escola desfilará ajudada por um aporte de R$ 1,35 milhão, bancado pelo instituto, por patrocinadores, apoiadores e pela Lei Rouanet, já que 90% do valor investido foi capitalizado por dedução de impostos.

A ideia, no entanto, não é inédita. No ano passado, a escola de samba Estado Maior da Restinga faturou o bicampeonato do Carnaval de Porto Alegre (RS) também com o enredo inspirado na vitivinicultura. Na ocasião, foram vendidas 1,8 mil taças de espumante somente nas arquibancadas do Porto Seco, o sambódromo de Porto Alegre.

O número, porém, é quase nada perto do lucro em mídia espontânea, perto de R$ 5 milhões. Esse foi um primeiro passo na intenção de colocar o vinho na disputa por espaço com cerveja, destilados e outras bebidas em geral no mercado interno.

Neste ano, o aquecimento para promover o vinho produzido na serra gaúcha no Carnaval de São Paulo começou muito antes. Até agora, já foram vendidas mais de 2,5 mil taças de vinho e outras 200 garrafas de espumante durante os ensaios e confraternizações.

– Desde 2011, mantivemos contato com a Vai-Vai e também com a Beija-Flor, no Rio de Janeiro. Como não seria possível bancar dois desfiles ao mesmo tempo, optamos por São Paulo neste primeiro momento, pois é o que dá maior mídia televisiva. O Carnaval do Rio é mais glamour – explica o gerente de promoção e marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Enquanto isso, o diretor comercial da Vinícola Perini, Franco Perini, prepara o terreno para a boa safra que está prevista. A empresa é uma das patrocinadoras da Vai-Vai, ao lado de marcas como Arbor, Aurora, Góes, Salton e Verallia. Perini desfilará com os sambistas e, se der tempo, provará o vinho vendido nas arquibancadas a preços populares em embalagens cartonadas de 250 ml.

– Após a polêmica da salvaguarda, conseguimos um acordo que possibilitou um bom espaço. E, agora, ainda existe a chance de desmistificar o vinho, que é ainda visto como bebida de elite – afirma Perini, em referência ao boicote de restaurantes aos produtores nacionais, ocorrido no ano passado.

Caixinha na avenida

Para popularizar a bebida, três rótulos de vinho de empresas apoiadoras serão vendidos no Anhembi a baixo custo e embalados em caixinhas de 250ml da Tetra Pak. Em busca de uma escolha justa, 80 degustadores participaram de uma prova às cegas.

Os preferidos pelo júri foram Aurora Saint Germain Branco Assemblage, da Aurora, de Bento Gonçalves (RS); Arbo Merlot, da Vinícola Perini, de Farroupilha (RS); Quinta Jubair Tinto Suave, da empresa paulista Goés. O trio será comercializado em 180 mil embalagens que trazem a marca setorial “Vinhos do Brasil”.

Mercados maduros da América Latina serviram de inspiração na estratégia desenvolvida pelo Ibravin e pela Tetra Pak. Na Argentina, o vinho em embalagem cartonada já representa 44% do total da produção.